clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 29/07/2003 07h25min

Explosão mata soldado dos EUA no Iraque

Militar é a 50ª baixa norte-americana desde o fim da guerra

Um soldado norte-americano morreu e outros três ficaram feridos nessa segunda, dia 28, em um ataque com explosivos em pleno dia nas ruas de Bagdá, elevando a 50 o número de baixas das tropas dos Estados Unidos por fogo hostil no Iraque desde que Washington declarou o fim das grandes operações de combate.

Segundo os militares norte-americanos, "um artefato explosivo improvisado'' foi lançado de uma ponte contra um comboio no distrito de Rashid da capital iraquiana, em um novo incidente de uma crescente campanha de guerrilhas. Moradores de Bagdá acusaram os soldados de matarem cinco pessoas, no que pareceu ser uma tentativa frustrada para capturar o ex-presidente Saddam Hussein.

Enquanto isso, um grupo de radicais muçulmanos iraquianos até agora desconhecido advertiu nessa segunda, dia 28, por meio de uma gravação de vídeo em um canal árabe, que iniciará uma ''guerra santa'' contra o governo presidente norte-americano, George W. Bush.

Das 50 mortes de soldados norte-americanos confirmadas, um terço ocorreu nos últimos 10 dias. O Exército dos EUA anunciou que o ritmo de ataques contra suas tropas é de cerca de 12 por dia em todo o Iraque. As pessoas envolvidas nestes ataques não são vistas e o Exército norte-americano começou a descartar as teorias de que Saddam estaria por trás destas ofensivas ou que a morte de seus dois filhos diminuiria a hostilidade.

Para os militares dos EUA, Saddam tem agora pouca margem de manobra. Soldados de uma unidade especial norte-americana que busca Saddam e seus principais colaboradores realizaram no domingo um ataque surpresa contra uma casa no centro de Bagdá, mas não encontraram seu alvo.

Segundo um soldado, cinco cadáveres e pelo menos oito feridos tinham sido levados do local do ataque a um hospital. Um policial iraquiano indicou que os que morreram viajavam em automóveis baleados pelos soldados.

As informações são da agência Reuters.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.